Image Map
Image Map

Resenha: A Bailarina Fantasma

Olá meninas!
Domingo é dia de resenha e o livro escolhido de hoje é super bonito! Bom, vem conferir!

Esse livro eu também peguei na biblioteca e confesso que fiquei chorosa na hora de devolver... Eu escolhi ele mais pela capa, por eu achei muito lindo a combinação de roxo/violeta com desenhos padronizados preto e branco, mas também achei o título do livro meio intrigante. No interior, ele também tem vários desenhos padronizados (só que diferentes do da capa) com as mesmas cores e uma das partes mais fofas é que ele é divido em “Atos”, igual uma peça de teatro!
O primeiro ato conta a história de Anabela, uma garota que morava com seu pai, Marcelo, em uma das mais antigas e lindas casas da cidade, que foi apelidada de “Travessa do Anjo”. Marcelo, que era um grande arquiteto, foi convidado para o que seria o trabalho mais importante de sua vida: restaurar o Theatro José de Alencar! E, pra comemorar eles foram assistir ao espetáculo de balé “Giselle” que seria o último do teatro antes da restauração.
No meio do espetáculo, uma coisa bem incomum acontecesse: Anabella vê uma bailarina completamente diferente das outras e chega até a conversar com a “Bailarina Azul” quando esta se aproxima dela na platéia. Só que mais incomum foi Anabella descobrir que apenas ela viu a aparição... Mas, em uma foto tirada depois dos discursos de Marcelo e dos outros envolvidos com a restauração, a bailarina aparece ao lado de Anabella.
Logo Luciana, melhor amiga de Anabella que também tinha ido ao espetáculo, resolve investigar e descobre coisas interessantes, mas não importantes o suficiente. Dias depois, Anabella se encontra com a bailarina fantasma e descobre um diário que conta toda a história escondida por trás do grande mistério.
O segundo ato conta a história de Maria Rosa e seu diário mas, se engana quem pensa que Maria Rosa é o fantasma (eu mesmo me enganei)...
Na época da construção do teatro, em 1908, o pai de Maria Rosa, Antônio, trabalhava na obra e ela sempre ia levar o almoço do pai, já que a casa deles não era muito longe do local.
Com tantas idas ao local, Maria Rosa acabou encantando todos os homens que trabalhavam junto com seu pai, mas nenhum a encantou da mesma forma que Joseph MacFarlane, filho do dono da empresa escocesa que havia mandado os ferros para a estrutura do teatro. Os dois nutriram uma paixão secreta um pelo outro durante quase toda a construção do teatro, mas não poderiam manter segredo por muito mais tempo se realmente quisessem ficar juntos, já que Joseph voltaria à Escócia assim que o teatro ficasse pronto.  
Assim que o romance veio à tona para todos, eles trataram de se casar o mais depressa possível, sem nem ao menos avisar os pais de Joseph. Quando finalmente mandaram a carta falando do casamento, já tinham mais uma novidade: Maria Rosa estava grávida! A gravidez foi tranqüila e ele pariu uma linda menina, Clara, vejam só isso, NO TEATRO!
Clara ficava mais linda a medida que crescia e a mãe e a irmã de Joseph, Elisabeth e Carlotta se mudaram para Fortaleza também porque os tempos de guerra na Europa estavam impossíveis de se agüentar e logo tiveram a idéia de criar uma escola de Balé e Piano chamada “Clara MacFarlane” em homenagem a primeira aluna.
Vou poupar vocês dos detalhes da história de Clara, que também é contada no segundo ato, porque a resenha já está meio grandinha, só vou dizer que inclui um amor impossível e assassinato! O terceiro ato conta o desfecho dessa linda história, finalizando a história da “bailarina fantasma” e iniciando uma nova etapa importante da vida de Anabella e Marcelo e revelando um segredo lindo e surpreendente (sobre a vida da bailarina, não de Anabella)!


Bom, como vocês perceberam, eu me empolguei um pouco na resenha mas, pra resumir, a história é muito linda e eu quase chorei no fim... Esse livro é da Editora Biruta, 1ª edição de 2009, e tem uma ótima diagramação, além de começar e terminar todos os capítulos com letras roxas, ao invés da cor normal que é preto.










Eu sei que essa foto foi ~desnececyrus~ mas eu amo meu Furby, licença!












Esse livro é muito bonitinho! Pena que algumas páginas ficaram escuras e na hora de colocar no post ficaram meio bagunçadas também...

ISBN: 9788578480400 (desculpem-me pela falta dos "espaços" entre alguns números... eu anotei tudo junto #Burra ://)
Nota: 3/3

Beijos, Mell!


P.S - Perceberam que andei esquecendo de colocar a "nota" no fim da outras resenhas, né? Eu sou meio distraída e sempre as vezes esqueço alguns detalhes... Sorry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quê achou da nossa postagem? Gostou? Não se esqueça de deixar o seu comentário.