Dicas para se dar bem na reta final do ano escolar!


Olá meninas!
Poxa vida, o ano já está acabando? Sim, por mais que pareça que 2014 começou ontem mesmo, faltam praticamente 3 meses para o fim do ano e sempre que chega nessa época todo mundo fica preocupado com as provas finais. Por mais que você se importe com as notas o ano todo, no fim do ano sempre rola aquela tensão maior. Por isso que hoje eu vim dar algumas dicas para vocês ficarem tranquilas e passarem de ano "de boa".

  • Preste atenção na explicação do professor!

Ok, por mais que as anotações e as matérias do caderno/livro didático sejam importantes, prestar atenção nas explicações verbais sempre estão em primeiro lugar. Você pensa "Ah, tem as mesmas coisas escritas no caderno", mas é completamente diferente ler e ouvir. Muitas vezes as anotações acabam ficando um pouco confusas e não irão te fazer entender a matéria toda, por isso, preste atenção!
  • Foco sempre!

"Mas, Mell, eu não consigo focar nas explicações e acabo me perdendo durante as falas do professor!". Calminha, pode ter certeza de que você não é a única! Todo mundo sempre acaba se perdendo um pouquinho (ou talvez muito) quando aquele professor chato fica falando, e falando sem parar. A dica é tentar manter o foco. "Ok, manter o foco mas, como eu faço isso?". Não fique parada só olhando para o professor. Pode até parecer que se você se distrair com outra coisa vai ser pior, mas não vai. Não, eu não estou falando que é pra ficar, por exemplo, lendo um livro durante as explicações (finge que eu não faço isso hahahahahaha), mas mantenhas as mãos ocupadas. Uma vez e li em algum lugar (que agora não me lembro onde) que fazer rabiscos enquanto ouve alguma coisa te ajuda a prestar atenção no que você está ouvindo, e não é que é verdade mesmo? Deixe o caderno aberto e use as bordas da folha para rabiscar (mas sem exageros), a dica é não fazer nada concreto, apenas rabiscos mesmo.
  • Anote tudo!

O professor falou alguma coisa que não está em lugar nenhum nas matérias do caderno ou do livro? Anote! Nem pense "Ah, depois eu me lembrarei!" porque você não se lembrará. Claro que também não pode fazer aquela bagunça toda no caderno anotando tudo em qualquer lugar porque, se fizer isso, depois você nem vai entender. Imagina só que bagunça e que lixo não vai virar seu caderno se você seguir minhas dicas sem ter o mínimo de organização? Eu já falei pra rabiscar as bordas, então me deixem pelo menos ajudar vocês nessa parte das anotações: post-its e canetas coloridas! Não entendeu? Eu explico melhor! Sabe o que é um post-it? Não sabe? Tudo bem, eu digo: post-it são aqueles famosos papeizinhos autocolantes e tem pra comprar, de várias cores diferentes, em qualquer papelaria. Use muitas cores, não importa se for em post-it ou canetas mesmo, separe "categorias" (exemplos: "pra estudar", "pra lembrar"...) por cores e seja feliz com seu caderno todo colorido!
  • Não deixe de fazer nenhum trabalho/dever de casa!

Pode parecer bobeira, mas muitos professores dão nota para as atividades feitas em casa. Você pode até achar que o professor nem liga, mas ele liga sim! No fim do bimestre (ou trimestre, ou seja lá como for a separação na sua escola) as notas dadas em trabalhos e deveres de casa podem te ajudar com aquele "meio pontinho" que falta para ter a média perfeita.
  • Tenha uma agenda!

"Tenha uma agenda"? O que isso tem a ver com tirar bos notas? Simples, tudo! Ter uma agenda é essencial, principalmente se você for esquecida (igual eu sou). Mantenha a agenda em cima da sua mesa e vá anotando tudo que achar importante: datas de provas, entregas de trabalhos, matérias para reler em casa, exercícios para rever/corrigir, deveres de casa. Mas deixe a agenda sempre à vista, em casa também. Afinal, do que vai adiantar ter tudo anotado na agenda se quando chegar em casa ela permanecer jogada dentro da mochila? Lembre-se sempre de ler as anotações do dia quando chegar em casa para ter certeza de que não está esquecendo de nada importante.
  • Não se force ou esforce!

Agora sim eu deixei vocês confusas, não é? "Estudem, mas não se esforcem!". Como assim? Todo mundo concorda comigo que é horrível fazer alguma coisa (qualquer coisa) quando não se está com vontade ou quando se está cansada, certo? Com os estudos é a mesma coisa! Não tente revisar toda a matéria de uma vez só porque você não vai conseguir! Divida em até umas quatro partes cada matéria e lei e releia várias vezes até entender tudo. Não esforce a mente e também não se force se achar que não está tendo resultados. Claro que também se você for esperar vir aquela vontade imensa de estudar vai ser complicado passar de ano... Se force sim, mas só até certo ponto. 
Também é interessante dividir o estudo por horas diárias. Que tal separar uma hora, talvez, por dia para estudar?
  • Larga o celular, menina!

A tecnologia é ótima? Sim! Pode ajudar muito em muitas coisas? Claro! Manter as redes sociais atualizadas é importante? Sim, por que não? Mas ficar só no celular vinte e quatro horas por dia pode te prejudicar, principalmente na hora de estudar. Claro, existem aplicativos que podem até ajudar, como e Evernote (que eu falei um pouco sobre nesse post) que é como uma agenda virtual (mas nada de substituir a agenda "real" por app, hein?), mas o celular sempre vai acabar te distraindo...
Na hora de estudar, coloque o celular longe, desligue a internet, desative as notificações, nem pense em WhatsApp, muito menos nas redes sociais! Foco nos estudos! Depois você terá tempo pra ver a nova foto que seu ídolo postou no Instagram, conversar com aquela BFF virtual no twitter e ver as notícias do mundo das celebridades (não adianta negar, eu sei que você gosta!). Desapega desse vício! 
(Ok, tenho que confessar: eu falei tudo isso sobre desapegar do vício mas parei na metade desse post para atualizar meu Instagram. Me desculpem pelo péssimo exemplo hahahahahahaha! Também nem vou falar até que hora eu fiquei jogando Candy Crush Saga esses dias pra trás, segredinho!)
  • Organize bem seu tempo!

Se você é como eu que tem milhões de coisas pra fazer (mesmo que minha mãe diga que eu não faço nada, ela não conhece minha rotina virtual!), sabe como é difícil conciliar tudo! No meu caso, por exemplo, tem FC do twitter, coisas dos Fandom's (sim, eu sou desse tipo de garota), fanfics para ler e escrever, seriados para assistir, livros para ler, blog para atualizar, casa pra limpar, redes sociais (até porque minha vida social se baseia na internet porque fora dela é uma droga e eu nem saio de casa hahahahahahaha) e, além de tudo isso, escola! É pra ficar louca, certo? "Ah, Mell, algumas dessas coisas listadas nem são tão importantes assim, desapega!". Nãaaaaaaao! HAHAHAHAHAHAHA! Agora, sem brincadeira, todo mundo tem aquelas paixões que é super difíceis de desapegar, certo? No meu caso, são todas essas coisas relacionadas com internet. Mas chega aquela hora em que você tem que desapegar de duas ou três coisinhas pra poder se dedicar mais aos estudos... A parte mais difícil é escolher de qual das paixões você irá abrir mão. Mas, vai por mim, não é coisa de outro mundo!
Pensa e faça uma listinha de todas as coisas que você tem/gosta de fazer no dia-a-dia. Agora, dessa listinha, tire duas ou três coisas (depende do tempo que cada uma ocupa na sua vida) dessa listinha e pronto! É pra abrir mão pra sempre? Não, não é! É só pra ter mais tempo durante a semana, então quer dizer que nos finais de semana você está livre pra colocar tudo em dia! 
(E isso de colocar tudo em dia conta com ficar até de madrugada lendo HAHAHAHAHAHAHA!)


Eu AMEI escrever esse post! Sem brincadeira, me diverti muito compartilhando essas coisas com vocês... Querem mais posts desse tipo? Me deem sugestões de assuntos nos comentários!
Beijos, Mell!




2 comentários:

  1. Otimas dicas :)

    Estou te esperando no meu blog ♥

    Beijão!
    www.Bikoti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida!
      Mais tarde faço uma visitinha lá!
      Beijos!

      Excluir

O quê achou da nossa postagem? Gostou? Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Não perca nenhum post!